sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Programação da Segunda Edição do Festival do Sertão

  



PROGRAMAÇÃO DAS PALESTRAS

A Segunda Edição do Festival do Sertão promove 10 palestras propondo o fomento, discussões, reflexões sobre fotografia, aproximação do público aos pensadores, realizadores e grandes artistas.

A programação é gratuita e acontece no CUCA – Centro Universitário de Cultura e Arte e não é necessário inscrições ou ingressos, basta apenas ocupar um dos muitos assentos, assistir, discutir e participar das palestras.


QUINTA-FEIRA, 12 DE NOVEMBRO


ÀS 13:30h

PALESTRA: Com a palavra o Curador

TIBÉRIO FRANÇA, fotógrafo mineiro, abre a série de palestras fazendo uma reflexão sobre a Exposição Coletiva e seu processo curatorial. Professor de Fotografia do curso de Artes Plásticas da Escola Guignard e na pós-graduação em Fotografia da IEC-PUC-BH. Membro da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil, atualmente é o presidente nacional da Associação de Fotógrafos FOTOTECH, que reúne cerca de 450 associados em todo o Brasil,


ÀS 15:30h

PALESTRA: Pelo Caminho Sagrado

MANU CASTRO entrevista GEYSON MAGNO, fotojornalista, pernambucano de Caruaru, fundador da Agência Lumiar de Fotografia e coordenador de Fotografia da Secretaria de Cultura do estado de Pernambuco, vive no Recife, desenvolvendo projetos com fotografia e atendendo ao mercado editorial, jornalístico, institucional e publicitário.


ÀS 17:30h

PALESTRA: Não desisto de mim - III

TIBÉRIO FRANÇA entrevista NAIR BENEDICTO, fotógrafa paulistana, uma das fundadoras da Agencia F.4 e Nafoto. Suas fotografias integram os acervos do MoMa, de Nova Iorque, do Smithsonian Institute, em Washington, do MAM/RJ e da Coleção Masp-Pirelli


SEXTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO


ÀS 13:30h

PALESTRA: Reconvexo: vídeo-projeções mapeadas e a desconstrução das superfícies

ELZINHA ABREU entrevista FERNANDO RABELO, mineiro que vive em São Félix, Professor e Coordenador do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e criador do Festival de Projeções Mapeadas e Interativas – Reconvexo.


ÀS 15:30h

PALESTRA: Expedição Coração do Brasil – A saga da paixão

TIBÉRIO FRANÇA entrevista ORLANDO AZEVEDO, fotógrafo açoriano que percorreu mais de 90.000 km de todo o território nacional documentando seu patrimônio humano e natural gerando a publicação de cinco livros. Foi Diretor de Artes Visuais da Fundação Cultural de Curitiba. Criou a Bienal Internacional de Fotografia e o Museu de Fotografia Cidade de Curitiba.


ÀS 17:30h

PALESTRA: Bem Querer

MANU CASTRO entrevista JOÃO ROBERTO RIPPER, fotógrafo carioca trabalhou como repórter-fotográfico em jornais e agências fotográficas, Luta Democrática, Estado de São Paulo, Diário de Notícias, Última Hora e O Globo. Fundador das agências F4 e Imagens da Terra. Ao longo dos seus 35 anos de estrada foi fortalecendo sua ação em setores mais segregados do Brasil. Imagens Humanas reúne a coleção de seu trabalho pessoal, que sempre ocorreu em paralelo a seus coletivos fotográficos.


SÁBADO, 14 DE NOVEMBRO


ÀS 10:00h

PALESTRA: Quando o coletivo alcança a fotografia

TIBÉRIO FRANÇA entrevista EDUARDO QUEIROGA, fotógrafo, professor e pesquisador. Cofundador do Projeto FotoLibras e do GEMA (Grupo de Educação e Mudança pela Arte). Mestre em Comunicação (PPGCOM-UFPE), atualmente desenvolve pesquisa sobre autoria e fotografia.


ÀS 13:30h

PALESTRA: Fotografia Contemporânea

SILAS DE PAULA, fotógrafo capixaba residente no Ceará, deixou a publicidade para trabalhar no Jornal O Povo, em Fortaleza. Doutor pela Universidade de Loughbourough, Inglaterra, é professor do Curso de Comunicação e do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará – UFC. Atua na linha de pesquisa em Fotografia e Audiovisual. Tem dois livros, fez várias exposições, ganhou alguns prêmios e tem diversos textos publicados em revistas científicas e jornais.


ÀS 15:30h

PALESTRA: Fotografia: Encontro e experiências compartilhadas

ISABEL GOUVÊA entrevista TIAGO SANTANA, fotógrafo cearense, ganhador dos Prêmios Marc Ferrez de Fotografia e Conrado Wessel. Sua obra integra importantes acervos e coleções de fotografia e foi o segundo brasileiro a ter seu trabalho publicado na coleção de fotografia francesa Photo Poche. Fundador da Editora Tempo d’Imagem, organizou diversas exposições e festivais de fotografia no Brasil.


ÀS 17:30h

PALESTRA: Fotografia na Bahia de 70

JOSÉ MAMEDE entrevista MAUREN BISILLIAT, fotógrafa e documentarista nascida na Inglaterra chegou ao Brasil em 1952, aqui se radicando, considerando ser este o seu país. Foi bolsista da Fundação Guggenheim, do CNPq e da FAPESP. Iniciou na fotografia em 1962, tendo atuado por dez anos nas revistas Realidade e Quatro Rodas, em atividades de fotojornalismo. Recebeu em 2010, o Prêmio Porto Seguro de Fotografia, a Ordem de Ipiranga, a Ordem do Mérito Cultural e a Ordem da Defesa.

2 comentários: